Wednesday, March 30, 2016

"queremos erradicar a corrupção, mas queremos a democracia de pé"



Jean Wyllys, do PSOL-RJ, chama todos para o ato contra o Golpe, no dia 31, em defesa da Democracia e contra a Corrupção
Posted by Jornalistas Livres on Tuesday, 29 March 2016
leitorinhas, é amanhã, dia 31 de março, a grande marcha a favor da democracia brasileira.

esse vídeo de jean wyllys é fenomenal porque ele explica os fatos históricos que nos trazem ao brasil de hoje, de uma maneira didática, clara e nada panfletária. outra coisa muito importante que jean lembra, tentando articular nossa desarticulada esquerda (aliás falei sobre isso no facebook na segunda-feira), é o que a ditadura brasileira fez e o que os governos conservadores fazem com movimentos sociais e grupos vulneráveis.

jean lembra que, caso o golpe seja bem-sucedido, os partidos de direita viram maioria em brasília e aí só quem sofre são os que já sofrem mais - pretos pobres da periferia, índios, mulheres, homossexuais. o estatuto do nascituro vai passar. os estatutos da família vão passar. a hedionda PEC 215 - saiba mais aqui - vai passar.

 para lembrar das atrocidades cometidas pela ditadura militar contra a gente - e eu digo "contra a gente" porque se é contra um de nós, então é contra a gente sim; é pessoal - deixo aqui quatro links importantes (das revistas geni, carta capital e , que tratam exatamente disso que jean disse:


1) LGBTS na ditadura militar
2) A militância feminista na luta armada
3) Como a ditadura perseguiu militantes negros
4) Ditadura criou cadeias para índios com trabalhos forçados e torturas

No comments: