Monday, March 07, 2016

aprendendo a criticar melhor, pra poder apoiar melhor

sim, sim, sim, eu apoio lula. mas isso não é sinônimo de fazer um apoio a-crítico e de não aprender com as críticas fundamentais da oposição de esquerda (por enquanto ainda não aprendi nada com a oposição de direita brasileira, mas estou de olhos e ouvidos respeitosamente abertos).

por isso, é importante pra mim ler e seguir vozes discordantes da minha, não somente para aprimorar a crítica a lula e ao PT, como também para aprimorar o meu apoio.

compartilho com vocês portanto um trecho importante de um texto de alessandra orofino, publicado originalmente na página quebrando o tabu:

O governo PT, aliás, pouco ou nada fez para limitar esses abusos sistemáticos. Pelo contrário: foi Dilma quem criou a Força Nacional, à canetada, nos moldes da Guarda Pretoriana do Imperador romano César Augusto, outro grande personalista. E essa mesma Força Nacional já deu muita porrada em manifestante, além de ter ajudado a garantir a ocupação militar do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Na Maré ocupada, vale a Justiça Militar: cidadãos presos por desacato podem ser julgados por uma corte composta majoritariamente por militares de alta patente. Em outras palavras: conduta coercitiva na casa dos outros é refresco.

Mas essa mesma Maré é recheada de jovens que foram pra faculdade pela primeira vez pelo ProUni. Jovens que não tiveram que trabalhar antes da hora porque as mães receberam Bolsa Família. Jovens que são a face mais humana, real e inegável da política de inserção social promovida pelo mesmo governo petista. 

Agora, em nossa obsessão messiânica, corremos o risco de jogar fora as boas políticas de Lula, junto com o próprio Lula. Ou, pior: continuar salvando Lula - e Dilma - em detrimento de suas melhores políticas. 


para ler o texto completo de orofino, por favor clique aqui.

No comments: