Saturday, January 09, 2016

sufragistas em documentário da BBC

acho que por causa do lançamento do filme as sufragistas,  o facebook da modo de usar & co. linkou a série de documentários da BBC com o mesmo nome.

o docu é muito bom e eu fiquei muito emocionada várias vezes. mas eu queria sugerir, para quem for mesmo assisti-lo, de fazer o exercício de se lembrar que toda vez que a apresentadora falar "mulher", adicione um "branca" depois. tenho feito esse trabalhinho de auto-crítica para lembrar que o "nosso" feminismo escanteou, por anos demais, as lutas e demandas de mulheres que não se encaixassem no perfil mesmo das suas representantes (ou seja, ignoram a mulher negra, homossexual, pobre etc).

por isso, ainda que o programa seja ótimo e ainda que o trabalho e sacrifícios das feministas inglesas tenham sido de uma importância enorme (para mulheres brancas hetero de classe média do ocidente), é exatamente por isso que ele não é tão universal quanto o documentário tenta dar a entender. atenção nisso! :)

além disso, tomei a liberdade de juntar essas "notas de rodapé", para aprofundar/contextualizar algumas passagens do programa. exatamente pelo docu ser focado no movimento das sufragistas inglesas e discutir costumes ingleses, alguns tópicos no wiki só têm em inglês (ou são tão superficiais em português que decidi linkar direto para esses). tentem usar o tradutor do google - porque mesmo que a tradução seja bem lôca, pelo menos há mais infos do que na página em português.

aqui o documentário:




e essas são as notas da parte um (são três episódios no total):


















scold's bridle





 que era uma das penalizações por common scold








blue stocking society (é muito interessante a parte em que citam esse grupo, para lembrar que toda vez que a luta política de uma mulher tenta ser diminuída, é pelo viés da sua vida privada, da sua sexualidade. já era assim então e é assim até hoje - sabe disso nos dá melhores argumentações contra os macho quando eles vêm chamar a gente das coisas que chamam, especialmente numa discussão sobre feminismo, mas não somente)








The Female Society for the Relief of British Negro Slaves 










té o próximo!



No comments: