Wednesday, July 02, 2014

geografia 3 - negativos que achei na rua em recife


essas fotos nao vao entrar na edicao final do meu TCC, mas elas fazem parte muito maravilhosa do processo de trabalho.

um dia em fevereiro, já no fim da minha estadia em recife, estava passeando com minha mae, falando sobre o TCC, quando encontrei um pedacinho todo lascado de negativo (apenas quatro imagens), na rua deputado pedro pires ferreira (transversal da rua do futuro, ali na jaqueira).

era de noite e erguendo o negativo contra a luz de um poste, a gente tentou olhar o que tinha nessas imagens. mas ele tava muito mofado e arranhado, de modo que só fui ver esses dias, quando scaneei os negativos, o que tinha neles:









impressionante como o acaso faz a gente às vezes voltar pro presente. em recife, olhando esse negativo contra a luz da luminária, do sol, do poste, em todo canto eu olhava pra esse negativo como se dele dependesse o resto da minha vida; olhando presse negativo eu entendi que era uma foto de uma cidade vista de cima, e me perguntei várias vezes, por causa desse rio, se essa imagem (a do meio) poderia ser recife. decretei que sim, menos por acreditar no que meus olhos estavam vendo, do que por saber que olhar pra uma cidade com encatamento é olhar para todas, é olhar para a minha.

ficar olhando para esse negativo, imaginando que podia ser recife ou paris ou timbuktu, me fez quase perdoar recife por ter tantas vezes partido meu coracao, e pedir perdao por ter passado tantos anos sem olhá-la. esse negativo de uma cidade que eu sequer sabia qual era me fez acreditar de novo que recife existe, que nao existe, que é ficcao, que nao é. enfim, que é toda minha.




 fiquei encantada com esse tesouro mas estou pronta para devolvê-lo à dona. se alguém por um acaso conhecer essa mulher, diga a ela que envio esse negativo de volta, se ela quiser, assim que ela quiser.

para ler mais sobre meu TCC
geografia 3 - o primeiro dummy (scan da capa e 4 páginas do primeiro capítulo)
geografia 3 - o primeiro dummy
geografia 3 - carta para joel e elizabeth bishop
geografia 3 - com joel datz
geografia 3 - lepsius e outros viajantes
geografia 3 - (meu TCC)

1 comment:

Unknown said...

que maravilha, Ivi. que encontro fabuloso num tempo que sabe-se lá qual é. emocionante.