Thursday, May 22, 2014

ocupe estelita, salve recife!


ontem, a moura dubeux iniciou a demolição dos armazéns no cais josé estelita. começou a demolição de madrugada, claro, que é a hora que essas coisas são feitas - e SEM ALVARÁ.

não bastasse estuprar a cidade há anos, a moura dubeux viola também o direito à dignidade e à integridade física dos cidadãos (diga-se de passagem, dos cidadãos não-clientes, claro).

aqui vai o depoimento de sérgio art, que foi lá ontem protestar contra o assassinato de recife e foi espancado e ameaçado de morte, por seguranças particulares da construtora:

Pessoal,
Gostaria de registrar aqui minha indignação da forma como fui agredido, espancado, ameaçado, roubado e desprotegido na minha querida cidade que tanto amo, Recife.
Na noite de ontem, quando cheguei ao local da demolição dos armazéns de açúcar do Estelita, adentrei pois o portão estava aberto e como ativista não amoleci nem pensei duas vezes em ir lá fazer o registro das fotos e cobrar o alvará de demolição. Eles não apresentaram em momento algum da minha permanência lá. 
Um dos capangas da Moura Doubex me pediu para sair que lá fora apresentaria o alvará, resisti um pouco, mas como bom cidadão resolvi confiar nele. Chegando na linha do lado de fora da obra apareceram do nada duas motos com mais quatro capangas armados, uns com arma em punho. Tropecei no pneu da moto e começaram a me agredir com socos, pontapés, coronhadas, agressão verbal, ameaça de morte por uns 10 minutos. Até que já tinha perdido quase os sentidos eles pararam de bater e começaram a pressão psicológica de ameaças de morte e mais agressões. Arrancaram meu celular da minha mão e sumiram com ele. Após me recuperar e respirar, consegui falar as primeiras palavras: não façam mais isso com alguém que não está reagindo, párem! Até que pararam. Porém quando cobrei meu celular e carteira que haviam sumido eles me agrediram novamente me questionando se eu estava chamando eles de "ladrão". Fui humilde e pedi apenas o meu celular que por acaso me devolvessem e também minha carteira... depois de mais 10 min aparecem com meu celular todo quebrado e minha carteira, sem contar que apagaram todas as fotos e videos que fiz lá no local, tanto da demolição como de alguns dos agressores. Além de toda agressão física, eles me impediram de ir embora me ameaçando que tinha que esperar que vinha um carro pra me buscar. Fiquei Aguardando a pressão acalmar e não mais emiti nenhuma palavra para não alimentar mais a ira desses agressores.
Além dos capangas que estavam a paisana, tinham 03 seguranças da empresa Klaus Costa que acobertou toda agressão contra minha pessoa. Todos estavam armados de pistola e revólver em punho para me intimidar e ameaçar. Por fim, as motos se evadiram com as placas dobradas para nao identificar sua numeração. E um dos agressores me disse: é melhor tu ir embora. 
Fui embora... mas voltei, com a polícia e os amigos que apareceram através das mobilizações aqui no Direitos Urbanos, a Impressa, PM, GATI.
O que me chocou foi ver um PM fardado de nome Marcos, chamando reservadamente outros policiais na surdina para longe do local. E a partir desse momento ele, o Marcos, falou que não podia fazer nada porque o terreno é particular e não cabia a ele pedir que a Construtora abrisse os portões para apresentar o alvará e os supostos agressores. O PM, foi o único que ficou acobertando os criminosos da MD e seus capangas. O GATI, desempenhou o papel de protetor da sociedade e nao permitiu que esse PM bloqueasse mais as evidências tanto dos agressores como da construtora que não apresentava o alvará. Pois o que eles apresentaram era uma cópia colorida muito suspeita.
Em resumo: Estou cheio de hematomas no corpo, não consigo comer nem abrir a boca direito, pernas doidas, cabeça e rosto machucados e arte interna da boca cortadas por consequência dos repetidos socos.
Agradeço primeiro a Deus que deu força para permanecer em pé e firme o tempo todo, a fé que tenho em Santo Inácio de Loyola e a todos os integrantes do Direitos Urbanos, todos que estiveram presentes e mandaram votos de resistência. Em especial a querida e ativa advogada Liana Cirne Lins, vereador Raul Jungmann e Luci, pela presença e apoio total. Em especial ao justo delegado João Batista Alves Filho.
Não me calarei, nem desistirei um ponto sequer dos nossos ideais que é uma cidade justa e humana para todos. 
Sem violência! Mais cidadania!!! É tudo o que queremos!
Abraço a todos e vamos resistir!

aqui, fotos do cais josé estelita:



como era

como está desde esta madrugada

como está desde a madrugada
(foto de nat paes)

e como vai ficar (parabéns, vai ficar ó, 
UMA BOSTA!)



na página do wikipedia que fala sobre o cais, há um parágrafo sobre o consórcio novo recife que descreve bem o espírito elitista e sectário da obra, mas também dá pistas dos interesses políticos por trás dela:
O perfil dos compradores seriam médicos do polo dos Coelhos, técnicos do Porto Digital e funcionários públicos que trabalham no Recife Antigo.

O QUE PODEMOS FAZER?

se você está no recife, #OCUPEESTELITA. a cidade é sua, querem tomá-la de você. se não está na cudade, ou não pode ir, ao menos spread the word sobre esta violação acontecida nesta madrugada.

acompanhe as discussões e mobilizações em torno do assunto no grupo direitos urbanos.

lembre à prefeitura do recife, em sua página do FB, que recife não devia estar à venda. exija o alvará! #cadêalvará?

e por fim, você sempre pode fazer da vida online da moura dubeux um inferno. vá ao perfil da empresa no FB e exija resposta! #cadêalvará?





No comments: